Diagnóstico

O Transtorno de Personalidade Narcisista foi reconhecido como uma desordem mental, em 1980.

O Transtorno de Personalidade Narcisista é classificado como um dos Transtornos do Grupo B, do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, quarta edição (DSM IV).

O DSM IV apresenta os seguintes critérios para a definição do Transtorno de Personalidade Narcisista. Pelo menos cinco desses critérios devem estar presentes para que uma pessoa seja diagnosticada com Transtorno de Personalidade Narcisista. Veja na tabela abaixo

Critérios Diagnósticos para F60.8 – 301.81 Transtorno da Personalidade Narcisista

Um padrão generalizado de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos, indicado por pelo menos cinco dos seguintes critérios:

1- Sentimento grandioso da própria importância (por ex., exagera realizações e talentos, espera ser reconhecido como superior sem realizações comensuráveis).

2- Preocupação com fantasias de ilimitado sucesso, poder, inteligência ou beleza ou amor ideal.

3- Crença de ser “especial” e único e de que somente pode ser compreendido por, ou deve associar-se a, outras pessoas (ou instituições) especiais ou de condição elevada.

4- Exigência de admiração excessiva.

5- Sentimento de intitulação, ou seja, possui expectativas irracionais de receber um tratamento especial favorável ou obediência automática às suas expectativas.

6- É explorador em relacionamentos interpessoais, isto é, tira vantagem de outros para atingir seus próprios objetivos.

7- Ausência de empatia: reluta em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos ou necessidades alheias.

8- Frequentemente sente inveja de outras pessoas ou acredita ser alvo da inveja alheia.

9- Comportamento e atitudes arrogantes e insolentes.