Dicas para terminar um relacionamento abusivo

Terminar um relacionamento abusivo não é como um rompimento comum, longe disso. Muitos de seus amigos e familiares podem lhe dizer que agora que você está fora, simplesmente esqueça, siga em frente e viva sua vida. Mas como você sabe, isso não é tão fácil. Essa pessoa está na sua cabeça e você não consegue tirá-la, não importa o quanto você tente.

Você sente que precisa de um fechamento de alguma forma. Em outros rompimentos, você normalmente conversava ou escrevia para seu parceiro, ambos expressavam o que estava acontecendo, e é possível que houvessem pedidos de desculpas. Cada um pôde expressar sua opinião e o outro aceitou de uma forma ou de outra, chegando a um acordo sobre como seriam as coisas entre ambos a partir daquele momento. Quando o fim chegou, você sentiu uma sensação de tranquilidade em relação ao relacionamento, mesmo que se sentisse triste por ter acabado. Você sabia qual era a sua posição com seu “ex”, e vocês dois seguiram em frente.

Com psicopatas e narcisistas, essa versão do fim de um relacionamento é quase impossível.

Durante o relacionamento, raramente houve uma conversa em que você tenha saído satisfeito, em que seu parceiro te entendeu, reconheceu o seu ponto de vista, mesmo sendo diferente do dele. Isso não vai mudar de repente só porque você está terminando com ele!

No final de um relacionamento ruim, você provavelmente quer ser capaz de expressar o quanto se sentiu mal e fazer com que a outra pessoa pelo menos reconheça sua parcela de responsabilidade pelo problema. Com um psicopata ou narcisista isso não vai acontecer. Você não terá essa satisfação. Mesmo que você escreva para ele dizendo como se sente, pode até ficar satisfeito com o que escreveu para ele. Porém, essa satisfação será de curta duração. Nunca é tão satisfatório quanto as pessoas imaginam que seria.

Assim que você entrar em contato com o manipulador novamente, qualquer satisfação que você possa ter tido desaparece. Ele vai te culpar pelo que aconteceu, vai se recusar a assumir a responsabilidade, vai ignorar o que você escreveu, vai te dar o lado dele da história, vai desviar a atenção, vai falar sobre os bons momentos que você teve e como você poderia ter mais, vai atacar o seu caráter e ainda usara muito mais táticas. Isso significa que as coisas não serão como você planejou.

Uma consequência importante de ter falado sobre como você se sentiu e como se sente é que o manipulador agora tem uma grande quantidade de informações sobre seus pensamentos e sentimentos íntimos. E adivinha o que ele vai fazer com essas informações? Sim, ele vai usa-las contra você! Ele continuará controlando e manipulando seus pensamentos e emoções. Então você pode se arrepender de ter falado tanto porque terá medo de com quem ele pode falar e o que ele pode revelar sobre você.

Algumas vítimas pedem diretamente aos manipuladores que terminem o relacionamento. E podem receber uma série de respostas. A solicitação pode ser ignorada e o manipulador continuar tentando convencer a vítima a ficar. O manipulador alega que não está pronto para dar um fechamento final porque ainda gosta da vítima. Este é o código para “Ainda não terminei com você porque você tem algo que eu quero”. Ou o manipulador concorda em se encontrar para conversar sobre o assunto, é amigável e cordial. Então, dias depois, o manipulador envia um e-mail que é tão abusivo quanto qualquer coisa que ele já tenha feito antes e deixa a vítima devastada. Outra possibilidade é que o manipulador perceba que está perdendo o controle e comece a espalhar boatos de que a vítima realmente abusou dele durante todo o relacionamento.

Lembre-se aqui, que você pediu muitas coisas no relacionamento e não conseguiu. O que te faz pensar que ele vai te dar o que você quer agora? Dizer a ele o que você quer só lhe dará mais informações que ele usará para se assegurar de que você não terá o que quer. Eles continuarão a acorrentá-lo, mantendo contato, enviando mensagens desagradáveis ​​e geralmente pressionando seus botões para garantir que você tenha dificuldade em viver sem eles.

Todas essas ideias também se aplicam igualmente à situação das seitas. O culto não vai querer deixá-lo ir depois de todo o tempo e esforço que eles fizeram para controlá-lo. Eles usarão todos os tipos de truques para tentar fazer com que você fique. Dizer aos membros do grupo ou ao líder o que você pensa e sabe é uma perda de tempo e esforço, especialmente quando você acabou de perceber o que está acontecendo.

Tudo isso significa que você tem que fechar, terminar o relacionamento sem eles, sem a participação deles. Lembre-se de algumas dessas ideias importantes ao lidar com psicopatas e narcisistas; é uma perda de tempo tentar negociar com eles. Qualquer informação que você der a eles será usada contra você. Eles não vão deixar você estar certo. Você não tem permissão para ter suas próprias opiniões e ideias. Todas essas coisas significam que você não terá o fechamento. Tudo isso significa que você não terá um fechamento como em um rompimento normal.

A melhor maneira de fechar é trabalhar com um especialista para desfazer a programação e o dano que foi feito à você. A melhor vingança é recuperar o controle de sua vida, completamente e para sempre. Dessa forma, você saberá que está livre da influência deles e que está tomando suas próprias decisões novamente.

Por, David Mc Dermott, Phd

 

 

Tradução livre: Silvia Rawicz – Psicologa

Fonte: http://decision-making-confidence.com/

https://www.decision-making-confidence.com/tips-for-dealing-with-psychopaths-and-narcissists.html#esp