Abuso Narcisista, trauma e doenças raras

Há evidências clinicas de que existe uma correlação direta entre Abuso Emocional Narcisista, Síndrome de Estresse Pós-Traumático e o desenvolvimento de doenças físicas raras.

No artigo, “Uma resposta ao “Transtorno de Estresse Pós-Traumático Agudo, Crônico e Complexo”, a autora Esly Carvalho fala sobre essa correlação.

“Explorando a Neuroendocrinologia e seu relacionamento com problemas médicos de origem desconhecida

Apresentando Uri Bergmann, Ph.D.

O que acontece exatamente no nível neurobiológico de uma pessoa nos casos de Transtorno de Estresse Póstraumático (TEPT) agudo, crônico e complexo? Há algum relacionamento entre o perfil neuroendocrinológico, e um sem número de problemas médicos de origem desconhecida, que não respondem a tratamento tradicional focalizado nos sintomas?

Para o Dr. Uri Bergmann PhD, a resposta é sim, pois existe um relacionamento neuroendócrino e causal entre as várias formas de TEPT, mas essas desordens têm sido mitificadas e ainda desafiam os campos da psicologia, psiquiatria e clínica médica.  Segundo esse especialista, muitas vezes há enfermidades que não respondem à medicação porque, possivelmente, a base é traumática. Assim, o Dr. Bergmann explica como isso acontece, e como podemos superar esse impasse de forma a possibilitar melhoras significativas em relação à absorção da terapia medicamentosa.

Quando alguém passa por um trauma desse tipo, esse fato gera uma reação física, caracterizada por hiper ou hipo-ativação, ansiedade, respostas fóbicas e várias outras formas de dissociação. Pesquisas neuroendócrinas mostram que pacientes com esse quadro geralmente possuem um sistema autoimune comprometido. Além disso, há evidências que condições anômalas, como a Fibromialgia, a Síndrome da Fadiga Crônica, Distrofia Simpática Reflexa (DSR), o Lúpus Eritematoso Sistêmico, a Tireoidite de Hashimoto, Síndrome de Sjogren e Artrite Reumatóide também possam ter relação com o TEPT.

O objetivo de Bergmann é trazer para os pacientes que sofrem com o problema uma esperança de melhor prognóstico. O uso da técnica denominada Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares (EMDR) tem se demonstrado útil na solução desse mal.”

Por Esly Carvalho
Fonte: https://decasocomamedicina.wordpress.com/2010/09/19/transtorno-de-estresse-pos-traumatico-agudo-cronico-e-complexo-por-esly-carvalho/

Sobre Esly Carvalho- psicóloga clínica e representante brasileira do EMDR Institute; presidente do EMDR Treinamento e Consultoria.
Sobre Uri Bergmann, Ph.D.  –Autor publicado de vários artigos e capítulos de livros sobre neurobiologia do EMDR e o tratamento de dissociação. Participa dos Conselhos Editoriais de periódicos como o Traumatology e Journal of EMDR Practice and Research. Exerce prática clínica privada em período integral nas cidades de Commack e Bellmore, Nova York (EUA).