Curando-se de Sua Mãe Narcisista

Eu ouço de filhos de mães narcisistas. A sua dor psicológica é particularmente aguda. Quando crianças eles se sentiam inadequados e confusos. Muitas vezes, voltavam-se para suas mães em busca de amor e contato, e ela era incapaz de dar. Eles não entendem que a mãe narcisista só vive para si mesma. Até quando as crianças eram bem pequenas a mãe era emocionalmente distante.

Eu tenho me comunicado com muitos filhos de mães narcisistas. Eles lembram que suas mães estavam sempre indisponíveis – dia e noite. Ela era uma mulher muito “ocupada”. Algumas dessas crianças foram criadas por babás ou foram colocadas em creches quando eram bem pequeninas. A mãe mal podia esperar para se livrar delas.

Com amigos a mãe se gabava dos seus filhos maravilhosos. Nas fotos de família e em feriados havia a demonstração pública da “família feliz”, da “mãe amorosa” e de seus belos filhos. Essa era a imagem que a mãe narcisista insistia em apresentar para os seus amigos e para o mundo. Para as narcisistas a imagem substitui a realidade. Entre as paredes da sua casa, a mãe tratava seus filhos com frieza, desdém e críticas constantes. Frequentemente ela tinha acessos de raiva vulcânica pelas menores coisas. Se a mãe era incomodada, ela projetava o seu veneno nos filhos.

Narcisistas geralmente colocam os filhos uns contra os outros. Essas inimizades entre irmãos podem durar por toda a vida. Se a mãe narcisista escolhe um filho para ser o favorito ( O “Filho de Ouro”), que é um gêmeo psicológico seu, os outros filhos serão tratados como inferiores e imprestáveis. A mãe narcisista faz conluio com o “Filho de Ouro”, oferecendo à ele todas as oportunidades educacionais. Ele é o recipiente de todos os elogios, intitulações e é elevado a uma posição de proeminência dentro da família.

Eu ouvi falar de casas cheias de troféus e certificados adquiridos pelo “Filho de Ouro” ao longo dos anos. Os outros filhos deveriam olhar de baixo para o filho escolhido e obedecê-lo. Essas situações podem ficar muito feias. O filho privilegiado pode infligir severos danos psicológicos aos seus irmãos. Eles são geralmente tratados com severas humilhações, ameaças e intimidações.

A cura começa com o reconhecimento de que sua mãe é uma narcisista. Isso não é culpa sua, você é uma vítima de abuso narcisista. Você não pode mudar essa mãe. A estrutura de sua personalidade é fixa e rígida. Você pode mudar a sua própria compreensão e percepção que tem dela e de si mesmo. Seja gentil consigo mesmo.

Reconheça que você foi forte o bastante para ter sobrevivido a esse abuso narcisista maternal. Isso é uma conquista incrível. Seja paciente consigo mesmo. Você vai se curar. Dê a si mesmo o tempo e o espaço necessários para fazer isso. Você encontrará outras pessoas que sofreram dessas feridas maternas. Alguns encontram conforto e suporte em grupos de discussão, ou encontram novos amigos que tiveram uma história semelhante.

Em alguns casos a psicoterapia pode ajudar a lidar com essas questões. Certifique-se de que o terapeuta tenha um profundo conhecimento sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista.

Pratique formas de acalmar a mente e o corpo através da Yoga, com ênfase em acalmar a respiração, e outras variantes de meditação incluindo a meditação guiada ou outras modalidades de cura. Saiba que você vai recuperar a sua vida. Existe uma poderosa força dentro de você que estava esperando todo esse tempo para recuperar a sua individualidade e a paz interior que você merece.

Por Linda Martinez-Lewi, Ph.D
Tradução e adaptação por Silvia Rawicz
Original:“Healing from the Narcissistic Mother”
Fonte: http://blogthenarcissistinyourlifecom.blogspot.com.br/2011/03/healing-from-narcissistic-mother.html