As Astutas Mães Narcisistas

As mães narcisistas têm todos os atributos clássicos deste transtorno de personalidade: extrema auto- absorção, falta de empatia, frieza emocional, auto – intitulação, e puro egoísmo. Além disso, elas também são muito astutas. Frequentemente a mãe narcisista escolhe um dos filhos para ser o seu protegido. Toda atenção é dada à esse filho(a). Os outros filhos são ignorados, maltratados, ou ambos. As mães narcisistas criam um tremendo caos na casa. O filho favorito nunca é corrigido ou ensinado a respeitar os outros. Esse filho é frequentemente um “bully” que abusa dos seus irmãos. Ele sempre se safa quando quebra as regras por que ele é: “a mascote” da mamãe.

Algumas mães narcisistas dizem coisas diferentes para cada filho – nunca a verdade. Elas geralmente colocam um filho contra o outro, assegurando o caos psicológico e emocional, o estresse e o medo do abandono. Crianças sensíveis são particularmente vulneráveis à esse tipo de tratamento. Elas nunca sabem qual é sua posição com essa mãe. Se elas forem perfeitas, será que a mãe vai lhes mostrar amor? ou serão rejeitadas apesar de seus esforços para conquistá-la?

Muitas dessas mães são sádicas e sentem prazer em controlar os sentimentos dos seus filhos e de vê-los sofrer.

Mães narcisistas não mudam, não espere isso acontecer. A personalidade narcisista é um distúrbio clínico crônico de difícil mudança…(…)

Filhos de mães narcisistas vivem em estado de sítio psicológico. Eles estão à mercê dos caprichos desses indivíduos frios, calculistas e astutos. Essas crianças sofrem as conseqüências de terem uma mãe narcisista, cada uma da sua maneira. Freqüentemente filhos de uma mãe narcisista têm dificuldades para confiar nas pessoas e a ter relacionamentos íntimos. Alguns filhos, numa tentativa de escapar do seu pesadelo circunstancial, se casam precipitadamente. Alguns se casam com narcisistas e continuam esse ciclo doloroso.

Muitos filhos de mães narcisistas depois de anos de busca interior e psicoterapia encontram formas de se curar das feridas deixadas pela mãe narcisista. Freqüentemente eles tem que cortar completamente o relacionamento com a mãe narcisista para poder manter o seu senso de eu separado, a sua paz interior e autonomia.

Por Linda Martinez-Lewi, Ph.D
Tradução e adaptação do original por Silvia Rawicz

“Cunning Narcissistic Mothers”
Fonte: http://www.wellsphere.com/mental-health-article/cunning-narcissistic-mothers/1095705