Mães narcisistas e infantilização

A mãe narcisista “engolfadora”, costuma manter as suas filhas “infantilizadas” e dependentes dela. Dessa forma, ela se assegura de que sua filha nunca vai deixá-la para ter sua própria vida adulta, e continuará sempre por perto, aprisionada e dependente.

A mãe pode fazer isso de diferentes maneiras e de formas muito sutis. Ela pode repetir mil vezes e de várias formas a mensagem de que sem ela, sua filha estaria perdida no mundo, fazendo-lhe uma verdadeira “lavagem cerebral”.

Talvez ela diga coisas como: ” Você nunca vai conseguir se virar sozinha na vida! ”, ou “Ainda bem que você tem a mim para cuidar de você.”

A mãe narcisista também pode exagerar constantemente os perigos do mundo, para que a filha sinta medo e pense que a sua única proteção é através de sua mãe, e que sem a mãe ela não conseguiria se defender.

Esta tática cria ainda mais dependência. Esse terrorismo pode fazer com que a filha se sinta tão insegura, que teme até mesmo ficar sozinha em seu próprio quarto à noite por que…  “bandidos podem invadir quartos a qualquer momento”.

A Infantilização não se trata de proteção verdadeira, e sim da criação de terror e dependência. 

A mãe narcisista também pode manter a dependência da filha, dando-lhe dinheiro, reforçando a mensagem de que ela não teria capacidade de consegui-lo sozinha. É claro que este dinheiro já vem com um “preço”. Mães narcisistas não são genuinamente generosas. Quando dão alguma coisa, encontram uma forma de cobrar depois.

Também é possível que a filha realmente não possa gerir o seu próprio dinheiro, ou cuidar de si mesma corretamente, pois ela nunca foi ensinada a fazê-lo. Ela passou por uma “lavagem cerebral” para acreditar que não era capaz disso.

Talvez a filha tenha sido treinada para pedir conselhos à sua mãe narcisista sobre tudo. Isso mantém a filha dependente, e também garante que tudo o que fizer estará atrelado à sua mãe. Toda essa dependência fornece uma inesgotável fonte de  “suprimento narcísico” à sua mãe.

 

Silvia Rawicz – Psicóloga 

Traduzido e adaptado do original
Fonte: http://www.daughtersofnarcissisticmothers.com/infantalisation/