A Mãe Narcisista Engolfadora

A mãe engolfadora com Transtorno de Personalidade Narcisista é aquela que não permite que haja nenhum limite entre ela e a filha. De alguma maneira ela vê a sua filha como uma extensão de si mesma, e não como uma pessoa separada.

Isso pode funcionar bem quando a filha ainda é bebê ou criança – uma criança muito nova também não vê fronteiras entre ela e sua mãe. Isso leva ao amor mútuo que vemos entre as mães e seus bebês, e que é certo e normal, e muito importante para a ligação entre elas.

O problema ocorre ao longo do processo de individuação natural da criança, quando ela começa a se tornar consciente de si mesma como um indivíduo, e a se afastar da mãe engolfadora para se tornar sua própria pessoa. Esse movimento natural acaba sendo prejudicado e até deliberadamente impedido. A mãe engolfadora faz isso tão sutilmente que a filha pode nem perceber, e talvez possa nem mesmo questionar.

Assim, no momento em que limites físicos, emocionais e psicológicos apropriados deveriam já estar bem estabelecidos, eles não estão. Então a mãe engolfadora vai se sentir livre para ler as cartas de sua filha ou os seus e-mails, para perguntar a sua filha questões excessivamente pessoais e intrusivas, vai invadir o banheiro quando sua filha estiver tomando banho ou até mesmo usando a privada.

O problema persiste até a idade adulta também. A mãe engolfadora tentará se envolver excessivamente no casamento de sua filha, por exemplo, fazendo perguntas inadequadas sobre a sua vida sexual, ou falando mal do marido de sua filha, tentando fazê-la infeliz com ele.

A mãe engolfadora pode confundir os seus gostos com os da filha, insistindo que a filha adora uma determinada comida ou côr, só por que ela mesma gosta. A filha pode não gostar nem daquela comida e nem daquela côr, mas sabe que não adianta falar por conta do risco de despertar a raiva ou a negação da mãe. Por outro lado, a filha pode nem mesmo saber se gosta dessas coisas ou não, pois nunca teve a chance de descobrir seus próprios gostos.

Se a filha tenta impor sua individualidade, talvez em sua adolescência (que é outro momento natural de individuação da pessoa), a mãe engolfadora reagirá negativamente. Ela pode reagir com ataques de fúria narcísica as tentativas da filha de se separar dela, e aterroriza-la para que se submeta. Ou ela pode zombar de sua filha ou fazer “gaslighting”. Isso pode surpreender a filha que antes não sofria desaprovação. As táticas da mãe engolfadora podem variar, mas os resultados serão os mesmos, ou seja; uma filha engolfada e aprisionada à mãe.

A mesma mãe narcisista pode ser engolfadora com alguns filhos, com frequência com o “filho de ouro”, e ser rejeitadora com outro, como o “filho bode expiatório”.

Táticas das Mães Engolfadoras

A mãe engolfadora vai usar táticas como a “parentificação” e / ou a infantilização para manter sua filha vinculada à ela. Ela pode usar a triangulação entre os membros da família para manter as pessoas fora de equilíbrio e, portanto, mais dependentes dela.

Mesmo na idade adulta, é muito provável que a filha não perceba que esse aprisionamento esteja acontecendo, ou talvez o perceba só muito vagamente.

Tanto a filha quanto as pessoas de fora podem achar maravilhosa, essa relação entre ela e a mãe. As pessoas provavelmente elogiam e até invejam esse relacionamento. Como pode então a filha questioná-lo? Foi assim por toda sua vida e ela não conhece nada diferente.

Por Danu Morigan
Tradução e adaptação por Silvia Rawicz

Original: “Engulfing Mother”
Fonte : http://www.daughtersofnarcissisticmothers.com/engulfing-mother/