Características da Mãe Narcisista

1- Há uma desculpa para tudo o que ela faz

Tudo o que ela faz é negável e não tem a intenção de machucar. Há sempre uma desculpa ou uma explicação fácil. Crueldades são expressas em termos amorosos. Atos agressivos e hostís são apresentados como reflexão. Manipulações egoístas são apresentadas como presentes. Crítica e difamação são astutamente disfarçadas de preocupação. “Ela só quer o que é melhor para você. Ela só quer ajudá-la.”

Ela raramente diz na sua cara que ela acha que você é inadequada ou incapaz. Em vez disso, a qualquer momento que você conta a ela que você fez algo de bom, ela devolve com algo que seu irmão ou alguém que seja comparável fez melhor, simplesmente a ignora ou ouve sem dizer nada, então, em um curto espaço de tempo faz algo muito cruel com você para que você aprenda a não ficar “se sentindo”. Por exemplo: Ela vai separar cuidadosamente causa (a sua realização) do efeito (recusando-se a emprestar-lhe o carro para ir à cerimônia de premiação) de forma tão sorrateira que quem não vive na intimidade daquela relação abusiva jamais acreditará que há uma conexão. Muitas vezes a colocará para baixo através de comparação. Ela vai falar sobre o quão maravilhoso alguém é ou sobre um trabalho maravilhoso que a pessoa fez em algo que você também já fez ou quanto admira A OUTRA pessoa.

Ela faz com que você saiba que você não é boa o bastante sem dizer uma palavra. Ela vai estragar o seu prazer em algo ao felicitá-la com uma voz de raiva e inveja que transmite o quão infeliz ela está mais uma vez, por culpa sua. É impossível confrontar alguém sobre o seu tom de voz, seu comportamento ou a forma como eles olham para você, mas uma vez que sua mãe narcisista lhe treinou, ela consegue infligir punição terrível, sem uma palavra.

Como resultado, você está sempre com medo, sempre errada, e nunca consegue exatamente entender o porquê. Porque sua hostilidade é parte de uma campanha permanente de controle e porque ela tem o cuidado de racionalizar seu abuso, é extremamente difícil de explicar para outras pessoas o que é tão ruim nela. Ela também é cuidadosa sobre quando e como ela se envolve em seus abusos. Ela se mantém discreta, quase em segredo, uma característica de quase todos os abusadores.

Ela vai castigá-la por contar a qualquer outra pessoa o que ela fez. Os horários e locais de seus piores abusos são cuidadosamente escolhidos para que ninguém que possa intervir ouça ou veja seu mau comportamento, e ela parece ser uma pessoa completamente diferente em público.

Ela vai falar mal de você para outras pessoas, mas sempre vai disfarçar suas fofocas malígnas e desvalorização como se fossem demonstrações de preocupação, amor e compreensão (Eu fico tão triste pela pobrezinha. Ela não consegue se destacar em nada do que faz, mas não sei o que eu posso fazer por ela).

Como consequência, os filhos de narcisistas universalmente relatam que ninguém acredita neles (Ah, mas ela sempre fala de você de forma tão carinhosa!). Infelizmente, terapeutas, dada a negação e dissimulação do narcisista e ansioso para defender um genitor companheiro, muitas vezes partem em defesa do narcisista, reforçando assim o seu sentimento de isolamento e impotência (Eu tenho certeza que ela não quis dizer isso!)

2- Ela desrespeita limites e privacidade

Você se sente como uma extensão dela. Suas coisas são doadas a outros sem seu consentimento, às vezes na sua frente. Sua comida é tirada do seu prato e dada a outros. Suas coisas são tomadas de volta sob a alegação de que nunca foram suas. Seu tempo é comprometido sem lhe consultar e opiniões lhe são atribuídas e expressas em seu nome.

Ela fala sobre você na sua presença, como se você não estivesse ali. Ela supervisiona suas funções corporais e te humilha divulgando as informações, especialmente quando isso pode ser usado para demonstrar devoção e salientar o quanto ela se sacrifica por suas necessidades (“O Fulano tinha esse problema urinário também, até muito pior. Eu vivia preocupada com ele!”).

Você não sabe o que é ter privacidade no banheiro ou no quarto, e ela mexe regularmente nas suas coisas. Ela faz perguntas indiscretas, espia seus e.-mails, cartas, diário, conversas. Ela gosta de penetrar nos seus sentimentos, em especial os dolorosos, e está sempre procurando por informações negativas que possam ser usadas contra você. Ela frequentemente faz coisas que contrariam expressamente sua vontade declarada. Tudo isso é feito despreocupadamente, sem nenhum constrangimento.

Qualquer tentativa de autonomia da sua parte encontra forte resistência. Ritos comuns de passagem (aprender a se barbear, usar maquiagem, namorar) são permitidos muito a contragosto apenas se você insistir muito, e você é punido por sua insistência (“Já que você se acha adulto suficiente para namorar, então acho que já é também para pagar por suas próprias roupas.”) Se você exige apresentar-se de acordo com sua idade, controlar sua própria vida e ter direitos, você é “difícil’ e ela ridiculariza sua “independência”.

3- Ela “favoritiza”

Mães narcisistas usualmente escolhem um filho (às vezes mais) para ser o filho de ouro e outro (às vezes mais) para ser o bode expiatório.

A narcisista se identifica com o filho de ouro e concede privilégios à ele enquanto esse filho fizer exatamente como ela quer. O filho de ouro tem que ser cuidado assiduamente por todos da família.

O bode expiatório não tem necessidades e ao invés disso é o que cuida. O filho de ouro não faz nada errado. O bode expiatório está sempre em falta.

Isso cria divisões entre os filhos, um deles tem um grande investimento na mãe como um ser sábio e maravilhoso, e o (s) outro a odeia. Essa divisão será incentivada pela narcisista com mentiras e com o seu comportamento flagrantemente injusto e favorecedor.

O filho de ouro vai defender a mãe e indiretamente perpetuar o abuso encontrando razões para culpar o bode expiatório pelas ações dela. O filho de ouro também pode assumir diretamente a tarefa da mãe narcisista de abusar fisicamente do bode expiatório para que a mãe narcisista não tenha que fazer isso ela mesma.

4- Elas são grandes sabotadoras

Suas conquistas são reconhecidas apenas na medida em que ela pode ter crédito sobre elas. Qualquer sucesso pelo qual ela não puder ter crédito é ignorado ou diminuído.

Em qualquer ocasião em que você seria o centro das atenções e ela não, ela vai tentar impedir que aconteça, não comparecerá, sairá precipitadamente, agirá como se não fosse grande coisa, tentará roubar a atenção para ela, começará com pequenas alfinetadas sobre como alguém fez ou faz a mesma coisa muito melhor do que você ou como o que você faz ou fez não é tão perfeito como você pensa.

Ele sabota você provocando discussões ou sendo especialmente desagradável logo antes de você ter pela frente um grande esforço, desafio, ocasião em que receberá um diploma, um prêmio, fará uma prova ou coisa assim. Ela se esquiva se tem que fazer qualquer coisa para ajudar você a aproveitar uma oportunidade e se recusa a fazer o mínimo esforço sequer para lhe apoiar.

Será maldosa com você sobre coisas indiretamente relacionadas aos seus sucessos, para que você não tenha uma alegria completa, sem precisar nunca dizer nada claramente. Não importa o tamanho do seu sucesso, ela tem que diminuí-lo um pouco.

5- Ela desvaloriza, critica e difama

Ela lhe deixa saber de todas as formas possíveis que ela lhe considera menos que os seus irmãos ou todas as outras pessoas em geral. Se você reclama que alguém o maltratou, ela fica do lado daquela pessoa ainda que nem sequer a conheça. Ela não está nem aí para essas pessoas e tanto faz se suas reclamações são justas, ela só quer deixar claro que para ela você nunca estará certo.

Ela vai distribuir insultos indiretos que são quase impossíveis de retrucar (sempre num tom amável e carinhoso): “Você sempre foi tão difícil. Você não se deixa gostar. Você nunca foi capaz de levar nada até o fim. Era muito difícil de conviver com você. Você está sempre causando problemas. Ninguém aguenta tudo que você apronta.”

Ela vai constantemente plantar acusações de forma dissimulada, por exemplo, que “ninguém” a ama, ou faz o que quer que seja por ela, ou se preocupa com ela, ou ela vai reclamar que “todo mundo” é tão egoísta, quando você é o único presente no momento. Como sempre, isso é uma combinação de criticismo com negação.

Ela vai enxertar pequenos comentários dentro da conversa sobre como ela adorou algo que fez com outra pessoa – algo que ela fez com você também, mas não foi tão bom. Ela vai insinuar que a relação dela com outra pessoa, conhecida de vocês dois, é maravilhosa, de uma forma que deixa claro que sua relação com ela não é, para que você saiba que você não tem muito significado para ela.

Ela minimiza, descarta ou ignora suas opiniões e experiências. Suas descobertas são recebidas com condescendência, negações ou acusações (“Acho que você anda lendo demais!”) e ela vai desconsiderar suas informações mesmo sobre assuntos nos quais você é um consagrado especialista. Qualquer coisa que você diga ela rebaterá com sorrisinhos irônicos e exclamações exageradas (“A-ham…”, “não diga!” , “Jura?”). Ela então deixará claro que não ouviu uma palavra do que você disse.

6- Você é louca

A típica mãe narcisista faz você parecer louca. Se você a confronta sobre algo que ela fez, ela dirá que você “tem uma imaginação fértil”. Aliás, esta é uma frase usada comumente por abusadores de todos os tipos para invalidar o depoimento das vítimas. Com frequência dirá que você não sabe o que diz, ou que não tem ideia do que você está falando. Quando confrontada, vai alegar que não se lembra nem dos fatos mais marcantes, simplesmente negando que tenham sequer acontecido, nem mesmo admitindo a possibilidade de ter esquecido.

Esta é uma tática extremamente agressiva e especialmente revoltante chamada “gaslighting”, comum a abusadores de todos os tipos. Suas percepções da realidade são constantemente postas em cheque até que você perde toda a segurança em sua intuição, sua memória ou seu poder de argumentação. Isso a torna uma vítima ainda mais fácil para o abusador.

Narcisistas praticam o *“gaslighting” de forma rotineira. O narcisista insinua ou diz diretamente que você é instável, que suas crenças são ridículas e que você é pouco cooperativa. Sim, você é hipersensível. Você está imaginando coisas. Você é histérica e completamente irracional. Você está exagerando, “como sempre faz” e que voltará a falar com você quando você tiver se acalmado e não estiver tão irracional. Com a maior normalidade, vai caracterizá-la como neurótica, psicótica ou simplesmente LOUCA.

Depois que a narcisista tiver construído essas fantasias sobre suas patologias emocionais, ela contará aos outros sobre elas, como sempre, apresentando-se preocupada e declarando-se uma vítima. E ela sofre. E não, ela não fez nada. Ela não tem ideia de porque você está tão irracionalmente furiosa, afinal foi VOCÊ que a magoou terrivelmente. Ela acha que talvez você precise de psicoterapia. Ela gosta muito de você e faria qualquer coisa para te ver feliz, mas não sabe o quê, porque você sempre a afasta quando ela tenta ajudar.

Assim, a narcisista simultaneamente se exime de qualquer responsabilidade por sua óbvia antipatia e falta de colaboração, deixa implícito que há algo fundamentalmente errado com você e por isso está tão furiosa com ela. Sua “expertise” é minar a credibilidade de seu alvo junto aos outros, pois representa o papel da mãe abnegada tão perfeitamente que ninguém vai acreditar em você.

* O nome “gaslighting” se refere a um antigo filme de Hollywood chamado Gaslight, onde o marido tenta convencer a mulher de que ela está louca para interná-la e roubar sua fortuna. Uma das táticas era diminuir a iluminação (a gás naquela época) para confundí-la.

7- Ela é invejosa

Toda vez que você consegue algo de bom ela fica com raiva e com inveja, e sua inveja será aparente quando ela admirar o que quer que seja. Ela vai tentar tirá-lo de você, estragá-lo para você, ou obter o mesmo ou algo melhor para si.

Ela está sempre arquitetando formas de conseguir o que outras pessoas têm.  A inveja das mães narcisistas geralmente inclui competições sexuais com suas filhas ou noras. Elas vão tentar proibir suas filhas de usar maquiagem, e de se arrumarem de um modo apropriado para a sua idade ou de namorar. Eles vão criticar a aparência de suas filhas e noras. Essa inveja se estende aos relacionamentos. Mães narcisistas tentam de maneira infame destruir os casamentos de suas filhas e de interferir na educação dos seus netos.

8- Ela é uma mentirosa de incontáveis maneiras

Toda vez que ela fala sobre algo que tem algum significado emocional para ela, pode apostar que ela esta mentindo. Mentir é uma das formas como ela cria conflitos nos relacionamentos e nas vidas daqueles que estão ao seu redor – ela vai mentir para eles sobre o que outras pessoas disseram, sobre o que elas fizeram, ou sobre como elas se sentem.

Ela vai mentir sobre o relacionamento dela com eles, sobre o seu comportamento ou sobre a sua situação, a fim de se inflar e de minar a sua credibilidade.

A narcisista é muito cuidadosa com a forma como ela mente. Para os de fora ela vai mentir pensada e deliberadamente, e sempre de uma maneira que possa ser acobertada caso ela seja confrontada com sua mentira.  Ela prefere distorcer o que você disse ao invés de inventar toda uma nova estória. Ela coloca interpretações desonestas em coisas que você realmente fez. Se recentemente ela fez algo particularmente ultrajante, ela pode criar uma mentira preventiva: ela mente com antecedência, para que os outros não ouçam o que você poderia dizer antes mesmo de você dizê-lo. Então quando você falar sobre o que ela fez, você será cortada com  “Eu já sei de tudo … sua mãe já me disse … (auto-justificações e mentiras).” Porque ela é tão cuidadosa em manter a possibilidade de negar,  fica muito difícil pegá-la em suas mentiras e os seus amigos mais ingênuos podem nunca perceber como ela é desonesta.

Para você, ela vai mentir descaradamente. Ela afirmará ser incapaz de se lembrar de coisas ruins que fez, mesmo que ela tenha feito uma delas recentemente e mesmo que tenha sido algo muito memorável. É claro que, se você tentar reavivar a memória dela, recontando as circunstâncias, ela dirá que “Você tem uma imaginação muito fértil” ou que “Isso já foi há muito tempo. Por que você tem que desenterrar seus velhos rancores? ”  Suas conversas com ela são cheias de trivializações desdenhosas e de mentiras para desviar o assunto. Ela não a respeita o suficiente nem para se incomodar em tornar suas mentiras convincentes. Por exemplo, ela vai começar com uma mentira que lhe é útil: “Se eu não colocar você como minha dependente no imposto de renda vou perder três mil dólares!” Se você refutar a mentira dela com uma verdade óbvia: “Não, três mil dólares é o montante da isenção para o dependente. Você só vai perder cerca de oitocentos dólares. ” Ela responde:” Mas não foi  isso o que eu disse? ” Agora você está em um jogo com apenas uma regra: Você não pode vencer.

Nas raras ocasiões em que ela for forçada a reconhecer um comportamento ruim, ela vai encobrir essa admissão com uma negação plausível. Ela “acha” que “talvez” ela possa ter feito algo errado. O delito é sempre muito dilatado e aparado para fazê-lo soar melhor. As palavras “eu acho”, “talvez” e “poderia ser” são em si mesmas mentiras porque ela sabe exatamente o que ela fez – sem “achismos”, nem poderia, nem talvez.

9- Ela tem que ser o centro das atenções o tempo todo

Esta necessidade é um traço definidor de narcisistas e das mães narcisistas em particular, para quem seus filhos existem para serem fontes de atenção e adoração.

As mães narcisistas adoram ser servidas, e muitas vezes enchem seus filhos com pequenos pedidos. “Enquanto você está aí …” ou o seu equivalente, é uma de suas frases favoritas. Você não pode simplesmente ser atribuída uma tarefa no início da semana ou do dia, em vez disso, você tem que fazê-lo naquela hora, de preferência em um momento inconveniente para você, ou você tem que “ajuda-la” a fazer algo, buscando e levando coisas para ela enquanto ela se compensa pelo trabalho doméstico que teve que fazer como sua mãe, glorificando-se em suas atenções.

Uma mãe narcisista pode criar ocasiões esquisitas em que ela será o centro das atenções, como memoriais para alguém próximo à ela que morreu há muito tempo, ou grandes celebrações de pequenas conquistas pessoais.

Ela pode adorar entreter, para que ela possa ser o centro da sua própria festa. Ela vai tentar roubar a cena ou pode tentar estragar qualquer ocasião em que alguma outra pessoa seja o centro das atenções, especialmente se esta pessoa for a criança que ela escolheu como bode expiatório.

Ela frequentemente se convida para lugares aonde não é bem vinda.  Se ela visita você ou se você vai visitá-la, você é obrigada a passar todo o seu tempo com ela.  Para ela, divertir-se sozinha é impensável. Ela sempre faz bico, manipula ou se enraivece se você tenta fazer alguma coisa sem ela, ou se não quiser entretê-la, ou se você se recusar a atendê-la, ou se você atrapalha seus planos de fazer um drama ou de alguma outra forma não lhe dá atenção.

Mães narcisistas mais velhas freqüentemente usam as limitações naturais do envelhecimento para criar dramas, muitas vezes negligenciando a sua própria saúde ou fazendo coisas que elas sabem que lhes fará mal. Isto lhes dá a oportunidade de lucrar com o investimento que elas fizeram quando a treinaram para servi-las quando você era criança. Então elas te chamam (ou melhor ainda, pedem ao vizinho ou ao administrador do lar de idosos para chamá-la), exigindo a sua presença imediata. Você tem que ir correndo para ficar ao lado dela, segurar a sua mão, chorar a sua dor e ouvir com simpatia as suas queixas intermináveis sobre o quão difícil e  horrível isso é  (“Nunca fique velha!”). Quase nunca é o caso de que você possa realmente fazer algo de útil estando lá, e as causas da deficiência dela poderiam ter sido completamente evitáveis, mas você foi colocada numa posição extremamente difícil. Se você não lhe der a platéia e a atenção que ela está manipulando para conseguir, você parecerá ser uma pessoa extremamente ruim para todo mundo e pode até ser legalmente culpada. (Comportamentos narcisistas geralmente acompanham a doença de Alzheimer, então esse comportamento também pode ocorrer em mães perfeitamente normais quando envelhecem.)

10- Ela manipula suas emoções, para se alimentar da sua dor

Este comportamento excepcionalmente doentio e bizarro é tão comum entre as mães narcisistas que seus filhos, muitas vezes a chamam de “vampiros emocionais.”

Algumas dessas “alimentações emocionais” vem sob a forma de puro sadismo. Ela faz e diz coisas só para te ferir ou ela te atormenta com provocações ou ela te alfineta com coisas com as quais você é sensível, tudo isso com um sorriso furtivo nos lábios.

Ela pode ter levado você à filmes de terror e lhe contado histórias horripilantes, e depois ter ridicularizado você, por ser um “bebê”, quando você chorou. Durante uma conversa, ela vai deixar escapar um comentário ferino e sorrir, encantada com a expressão machucada no seu rosto. Você pode ouvir o riso em sua voz enquanto ela te pressiona ou te diz coisas angustiantes. Depois, ela vai tripudiar sobre o quanto ela te chateou, dizendo alegremente a outras pessoas que provocar você é muito engraçado, recrutando-os para compartilharem dessa diversão.

Ela se diverte com suas crueldades e não faz nenhum esforço para disfarçar isso. Ela quer que você saiba que a sua dor a diverte. Ela pode trazer temas que são dolorosos para você e sondá-la sobre eles, e enquanto faz isso, ela fica te observando cuidadosamente. Este é o vampirismo emocional em sua forma mais pura. Ela está emocionalmente se alimentando da sua dor.

Uma forma peculiar deste vampirismo emocional combina o comportamento de busca de atenção com uma exigência de que o público sofra. Visto que mães narcisistas frequentemente fazem o papel de vítima, isto pode vir em forma de violentos dramas de auto – piedade, que ela cuidadosamente produz  e nos quais ela é a estrela do show.  Ela soluça e se lamenta aos prantos dizendo que ninguém a ama e que todo mundo é tão egoísta, e que ela não quer viver, ela quer morrer! Ela quer morrer! Ela parece não se importar com o quanto a manipulação da emoção dos outros e a auto-piedade repelem as outras pessoas.

Um comportamento estranho que é muito comum nas narcisistas: seus dramas também podem se centrar em torno das tragédias de outras pessoas, e frequentemente estão relacionados ao quanto ela sofreu por associação. Ela tenta angustiar os seus ouvintes, enquanto chora pela morte horrível de alguém que ela não reconheceria nem se passasse por ela na rua.

11- Ela é egoísta e obstinada

Ela sempre se certifica de que terá o melhor de tudo. Ela insiste em ter tudo do seu jeito o tempo todo, e vai perseguir aquilo que quer impiedosamente e de forma manipuladora, mesmo que o que ela queira não valha a pena tanto esforço, e mesmo que esse esforço vá muito além de um comportamento normal. Ela vai fazer um enorme esforço para conseguir algo que você lhe negou, mesmo que você estivesse inteiramente no seu direito de fazê-lo e mesmo que a demanda dela fosse egoísta e irracional. Se você disser à ela que ela não pode trazer os amigos dela a sua festa, ela vai aparecer com eles de qualquer maneira, e ela vai ter-lhes dito que eles foram convidados para que você tenha que ceder, ou então ficar sendo “a má” para estes pobres tolos parados na seu porta.  Se você disser que ela não pode vir à sua casa hoje à noite, ela vai telefonar para seu esposo (a) e tentar conseguir que ele aceite que ela venha, e que não lhe diga nada sobre isso porque é uma “surpresa.” Ela tem que te mostrar que você não pode dizer “não” para ela.

Uma característica quase universal das narcisistas, por que elas são tão egoístas e egocêntricas, é que elas dão presentes muito ruins. Elas vão te dar coisas de segunda mão usadas por elas ou coisas para si mesmas como se fossem presentes para você (“Eu pensei em te dar a minha bicicleta velha e comprar um nova pra mim!” “Eu sei o quanto você gosta de comida italiana, então eu vou te levar para o meu restaurante favorito no seu aniversário”).

Presentes novos são frequentemente baratos e geralmente são coisas que não cabem em você, ou que você não pode usar ou que são uma forma de barganha: se você comprar para ela o presente que ela quer, ela vai comprar para você um item de sua escolha. Ela vai demonstrar claramente que sofre ao te dar qualquer coisa. Ela pode comprar um presente para você e comprar um item idêntico para si mesma, ou ela pode levá-la ao shopping para comprar um presente e comprar ao mesmo tempo algo de bom para si mesma para fazê-la sentir-se melhor.

12- Ela é auto – absorvida

Os sentimentos, necessidades e desejos dela são muito importantes, os seus são insignificantes. Os menores caprichos dela tem precedência sobre as suas necessidades mais básicas. Os problemas dela merecem a sua atenção total e imediata, os seus são postos de lado. Os desejos dela sempre prevalecem; se ela faz alguma coisa para você, ela vai lembra-la constantemente de sua generosidade, e muitas vezes vai tentar extrair algum tipo de pagamento. Ela vai queixar-se constantemente, mesmo que a sua situação possa ser muito pior do que a dela. Se você aponta isso, ela vai sem esforço, e sem pensar, tratar isso como algo sem importância (Pra você é fácil … / Com você é diferente…).

13- Ela é insanamente defensiva e crítica

Se você criticá-la ou desafiá-la, ela vai explodir com fúria, vai ameaçar, vai fazer uma tempestade, vai ser destrutiva e pode até se tornar violenta; batendo, ou confinando, ou colocando seu filho do lado de fora da casa em péssimas condições meteorológicas ou praticando alguma outra forma clássica de abuso físico.

14- Ela aterroriza

Para todos os abusadores, o medo é um poderoso meio de controle sobre a vítima, e sua mãe narcisista o tem utilizado implacavelmente para treiná-la. Narcisistas te ensinam a ter cuidado com a sua ira, mesmo quando elas não estão presentes. A única alternativa é o apaziguamento constante. Se você der tudo o que ela quer o tempo todo, você pode ser poupado. Se você não fizer isso, as punições virão. Mesmo filhos adultos de narcisistas ainda sentem aquele medo cuidadosamente inculcado por ela. Sua mãe narcisista pode acioná-lo com um silêncio ou um olhar, que diz para a criança em você, que ela está pensando em como ela vai se vingar.

Nem todos os narcisistas abusam fisicamente, muitos abusam de formas sutis e disfarçáveis. Isso lhes permite extravasar a raiva que sentem por sua incapacidade de ser a solução para os seus estragos internos e, simultaneamente, para lhe ensinar a temê-los.

Você pode não ter sido espancado, mas você certamente foi forçado a suportar dor física quando uma mãe normal teria feito um esforço para aliviar o seu sofrimento. Esta forma negável de agressão permite que ela armazene a sua raiva, e castigue você em um momento posterior, quando ela encontrar uma justificativa lógica para seu abuso, assim ela nunca corre riscos de exposição. Você foi deixado com fome, porque “você come demais.” (Alguém perguntou à ela se ela estava grávida. Ela não estava).  Você sempre foi para a escola com gripe de estômago, porque “você não tem febre”. Você só está tentando não ir à escola.” (Ela se ressente de ter que de cuidar de você. Você tem muita coragem de ficar doente e acrescentar-lhe os encargos.) Ela se recusa a olhar para o seu calcanhar sangrando e coloca de novo aqueles sapatos que causaram bolhas e manda você sair com eles porque “Você queria esses sapatos. Agora você pode usá-los. “(Você disse à ela que os que ela queria comprar para você eram feios. Ela gostou deles porque eles eram como os que ela usava há 30 anos atrás). Ela disse ao dentista para não te dar anestesia quando ele perfurou seu dente,  porque “ela tem que aprender a cuidar melhor dos seus dentes.” (Ela tem que pagar por uma obturação e está furiosa por ter que gastar dinheiro com você.)

Mães narcisistas também abusam por larga-lo negligentemente com outras pessoas ou ao não protegê-lo quando uma mãe normal o faria. Às vezes, o menino dourado da mãe narcisista será incentivado a abusar do bode expiatório. As narcisistas também abusam de você, expondo-lhe a violência. Se um de seus irmãos for surrado, ela garantirá que você assista. Ela se esforça em colocar o “temor da mamãe” em você, sem levantar a mão.

15- Ela é infantil e mesquinha

Mães narcisistas são, com frequência, simplesmente infantis. Se você se recusar a deixar que ela te manipule para fazer algo, ela vai exclamar que você não a ama, porque se você a amasse faria o que ela quer.

Se você ferir os sentimentos dela, ela vai choramingar agressivamente, e dizer que quando ela estiver morta, você vai se arrepender por não te-la tratado melhor. Estas queixas e respostas infantis podem soar ridículas, mas a narcisista é absolutamente séria sobre elas. Quando você era uma criança, se você pedisse para ela parar com um comportamento ruim, ela se justificava e apontava algo que você fez que ela achava ser comparável, como se o comportamento infantil de uma criança fosse justificativa para o comportamento infantil de uma adulta.  Ficar “quites” faz parte integrante de sua interação com você. Todas as vezes que você falha em prestar deferência, atenção, ou o serviço que ela sente que merece, ou que você frustrar seus desejos, ela tem que se vingar.

16- Ela é agressiva e despudorada

Ela não pede. Ela exige. Ela faz solicitações ultrajantes e ela vai usurpar qualquer coisa que queira se achar que isso não terá consequências. Suas exigências com seus filhos são colocadas de uma forma muito agressiva, assim como as suas críticas. Ela não aceita um “não” como resposta. Ela pressiona, força e manipula até você ceder.

17- Ela “parentifica”

Ela passa as responsabilidades dela para você. Assim que pode, ela vai deixar você cuidar de si mesma. Ela te negou os cuidados médicos, as roupas adequadas, o transporte necessário ou os confortos básicos que ela nunca teria considerado negar a si mesma. Ela nunca te deu uma festa de aniversário ou deixou que amigas dormissem em sua casa. Seus amigos nunca eram bem-vindos lá. Ela não gostava de levá-la a lugar algum, e você teve que recusar convites porque você não tinha como chegar lá. Ela não comprava fotos da sua escola, mesmo tendo dinheiro para isso. Você teve uma mesada mesquinha para o seu vestuário, ou ela comprava as roupas mais baratas que podia, contanto que não a fizessem se sentir envergonhada. Assim que você conseguiu um emprego, todos os pedidos de material escolar, roupas ou higiene pessoal foram respondidos com “Agora que você está ganhando dinheiro, porque você mesma não paga por isso?”

Você estudou sozinha em faculdades, e escolheu uma bem “baratinha”  sem antes  ir conhecê-la . Você se inscreveu para o vestibular, ganhou o dinheiro para pagar pela inscrição e pediu à alguém para levá-la até o local da prova. Você trabalhou em três empregos para pagar por essa faculdade baratinha, e quando finalmente adoeceu com mononucleose, ela disse à você que estava “muito feliz por você poder cuidar de si mesma.”

Ela também te deu tarefas que eram legitimamente dela e que não deveriam ter sido dadas para uma criança. Você pode ter sido uma cuidadora para seus irmãos mais novos, ou para um pai incapacitado. Você pode ter tido responsabilidade excessiva por tarefas domésticas. Acima de tudo, você sempre foi a cuidadora emocional dela, e essa é a razão pela qual, qualquer defecção desse papel, ter causado enormes erupções de raiva. Você nunca teve autorização de se sentir carente, ou de ter maus sentimentos ou problemas.

Essas experiências só ela podia ter, e você era a responsável por melhorar as coisas para ela. Desde a época em que você era muito jovem, ela atacava você aleatoriamente quando se sentia estressada ou com raiva do seu pai, ou quando achava que a vida estava sendo injusta com ela, porque machucar você fazia com que ela se sentisse melhor. Muitas vezes você foi punida por nada, por ofensas inventadas. Quando você ficou mais velha, ela colocou a responsabilidade pelo  bem-estar e emoções dela, diretamente sobre você, chorando no seu ombro, e descarregando em você toda vez que algo dava errado para ela.

18- Ela é exploradora

Ela vai manipular para conseguir dinheiro, trabalho ou objetos que ela inveja de outras pessoas. Isso inclui os seus filhos, é claro. Se ela criar uma conta bancária para você, ela será administradora da conta com o direito de sacar dinheiro. Enquanto você coloca dinheiro, ela tira. Ela pode ter roubado sua identidade. Ela colocou você como dependente dela no imposto de renda para que você não pudesse declarar independentemente, sem expô-la à sanções penais. Se ela fez um acordo com você, ele foi violado no minuto em que já não servia mais as necessidades dela.

Se você tocasse no assunto e exigisse cumprimento do acordo, ela faria pouco caso, e depois te puniria para que você ficasse sabendo que não deveria desafiá-la novamente.

Às vezes, a narcisista vai explorar um filho para absorver a punição que ela mesma teria recebido de um parceiro abusivo. O marido chega em casa bêbado  e com raiva, e imediatamente a mãe reclama do comportamento ruim da criança para que a raiva seja despejada na criança. Às vezes a mãe narcisista simplesmente usa o filho para manter um casamento doentio intacto porque a alternativa seria ser divorciada ou ter que ir trabalhar. A criança é molestada sexualmente, mas a mãe nunca percebe, ou pior, chama o filho de mentiroso quando ele conta para a mãe sobre o abuso sexual.

19- Ela projeta

Isto pode soar um pouco como “blá blá blá” psicológico, mas é algo que todos os narcisistas fazem.

Projeção significa que ela vai colocar o seu próprio mau comportamento, caráter e traços em você, assim ela pode negá-los em si mesma e punir você. Isso pode ser muito difícil de perceber, se você tiver traços sobre as quais ela pode projetar. Uma mulher com distúrbio alimentar que fica obcecada com o peso de sua filha está projetando. A filha pode não perceber isso, por que ela provavelmente internalizou um ideal de peso de mulher extremamente magra, e por isso aceita a projeção de sua mãe. Quando a narcisista diz à filha que ela come muito, precisa se exercitar mais, ou tem que usar roupas tamanho extra-grande, a filha acredita, mesmo que isso não seja verdade. No entanto, às vezes ela vai projetar, mesmo que não faça sentido algum. Isso acontece quando ela se sente envergonhada, e precisa colocar essa vergonha na filha bode expiatório. Assim, a projeção vem como um ataque vindo do nada. Por exemplo: Ela faz um pedido absurdo, e você casualmente se recusa a fazer o que ela quer. Ela fica furiosa com a sua recusa e diz em tom raivoso que vai falar sobre isso com você depois, quando você se acalmar e não estiver mais tão histérica.

Você não está histérica de forma alguma, ela é que está. Porém, a sua recusa fez com que ela sentisse a vergonha que deveria ter sentido ao fazer tal exigência despudorada em primeiro lugar. Isso para ela é intolerável. Ela pode transferir essa vergonha para você e racionalizar a sua resposta: você só se recusou porque você é tão irracional. Feito isso ela pode reafirmar seu despudor e saciar sua obstinação infantil, transformando uma recusa inequívoca num assunto para próximas discussões. Vocês vão falar sobre isso novamente “mais tarde” – provavelmente quando ela te cansar com o seu histrionismo, seu bico, ou seu tratamento de silêncio, e quando você estiver mais inclinada a fazer o que ela quer.

20- Ela nunca esta errada sobre nada

Não importa o que ela tenha feito, ela nunca irá se desculpar de forma verdadeira por nada. Ao invés disto, todas as vêzes que ela sentir que tem que se desculpar, ela vai ficar emburrada e fazer bico. Ela vai fazer um pedido de desculpa insultante, ou vai invalidar o pedido de desculpa que ela acabou de fazer com justificativas, desconsiderações, ou auto- piedade. “Sinto muito se você sentiu que eu te humilhei.” “Sinto muito se eu fiz você se sentir mal.” “Se eu fiz isso então foi errado.” “Eu sinto muito, mas não há nada que eu possa fazer à respeito disso.” “Sinto muito se eu fiz você se sentir desconcertada, estúpida e repugnante.” “ Sinto muito, mas foi só uma piada. Você é sensível demais!” “Sinto muito que a minha própria filha sinta que tem que me magoar e me fazer sentir mal.” Essa última desculpa insultante também é um exemplo de projeção.

21- Ela parece não perceber que as outras pessoas têm sentimentos

Por causa da sua falta de empatia, às vezes ela vai deixar escapar, e dizer algo insensível à ponto de fazer cair o queixo.  Não é que ela não se importe com o sentimento das pessoas, embora ela não se importe. É que simplesmente nunca lhe ocorre pensar sobre o sentimento dos outros. A falta de empatia é o traço definidor de um narcisista, e é a base de todos os outros traços que eu descrevi.

Ao contrário dos psicopatas, narcisistas entendem a diferença entre o certo e o errado, e as suas consequências, então eles não são criminosos comuns. Ela bateu em você, mas não ao ponto de você ir parar num hospital. Ela deixou você no frio, mas não ao ponto de você ficar com hipertermia. Ela deixou você desnuda no porão escuro, mas foi só por duas horas.

22- Ela acusa

Ela vai acusar você por tudo o que não dá certo na vida dela, ou por coisas que outras pessoas fazem, ou pelo que quer que tenha acontecido. Ela sempre vai culpar você pelos seus abusos. Foi você que a fez fazer isso. Se ao menos você não fosse tão difícil. Você a deixa tão zangada que ela nem consegue pensar direito. As coisas estavam difíceis para ela e o seu retrucar fez com que ela perdesse as estribeiras.

Essas acusações são frequentemente tão sutis, que tudo o que você sabe é que você pensava que estava sendo injustiçada, mas agora você se sente culpada.

O seu irmão bate em você e a resposta dela é lamentar dizendo como as crianças são pouco civilizadas. O seu namorado te largou, mas ela pode entender, afinal, ela mesma já viu como você é difícil de amar. Ela fez algo extremamente abusivo com você, e quando confrontada ela diz que não pode acreditar como você pode ser tão egoísta para ficar assim tão zangada sobre algo tão trivial. Ela também vai culpar você pela sua reação ao comportamento egoísta, cruel, e explorador dela. Ela não pode acreditar que você seja tão mesquinha, tão pequena, e tão infantil, a ponto de protestar por ela ter dado o seu vestido favorito para uma amiga dela. Ela pensou que você ficaria feliz por deixá-la fazer algo de bom para alguém.

Como mostra o exemplo acima, narcisistas são as mestras da multitarefa. Sua mãe narcisista está simultaneamente:

  1. Ela sabe que o que ela fez foi errado e ela sabe que a sua reação é normal.
  2. Ela esta fazendo você parecer a vilã por protestar pela sua crueldade.
  3. Sendo egoísta. Ela não se importa de fazer você se sentir horrível contanto que ela consiga fazer o que quer.
  4. Ela fez algo errado, mas a culpa é toda sua.
  5. A mesquinharia, pequenez e infantilidade dela se tornaram suas.
  6. Fazendo um drama de auto-comiseração. Ela é uma mártir que acreditava no melhor de você e você a desapontou.
  7. “Parentificando”. Você tem responsabilidade pelos sentimentos dela, mas ela não tem responsabilidade pelos seus.

23- Ela destrói os seus relacionamentos

Mães narcisistas são como tornados: aonde quer que aterrizem, famílias são destroçadas e ferimentos são infligidos. A menos que o pai tenha controle sobre a narcisista e mantenha a família unida, filhos adultos de uma família com mãe narcisista, caracteristicamente tem relacionamentos dolorosos.

Tipicamente toda a comunicação entre os irmãos é superficial e mantida por obrigação, ou então eles podem nunca se falar uns com os outros. Em parte essas mulheres fomentam a discórdia entre os seus filhos, por que gostam do controle que isso lhes dá. Se seus filhos não se comunicam exceto através dessa mãe, ela pode decidir o que cada um deles vai ouvir. Narcisistas também adoram a excitação e o drama que elas criam ao interferir na vida dos seus filhos. Assistir a vida dos outros explodir é melhor do que ver novelas, especialmente quando você não sente nenhuma empatia pelo seu sofrimento.

A narcisista estimula a raiva, o despeito e a inveja – a mais corrosiva das emoções- para criar distância entre os seus filhos. Enquanto seus filhos ainda vivem em casa, qualquer criança que se levanta contra a narcisista garante punição para o resto. Em sua sede de vingança, a narcisista propositalmente desvia a raiva dos irmãos para o dissidente ao incluir todos na sua retaliação (“Eu posso ver que ninguém aqui me ama! Bem, então eu vou levar esses presentes de natal de volta para a loja. Nenhum de vocês ia querer mesmo o que eu tenho aqui!”). Os outros filhos,  já longamente treinados pela mãe narcisista para ceder, ficarão furiosos com o irmão “criador de problemas” ao invés de com a narcisista que é realmente quem merece a sua raiva.

A narcisista também usa favoritismo e mexericos para envenenar o relacionamento entre seus filhos. O bode expiatório vê a mãe como uma criatura do capricho e da crueldade. Mas como é típico dos privilegiados, os outros filhos não veem suas injustiças e desculpam seus abusos. Na verdade, eles são frequentemente recrutados pela narcisista, para adotar sua atitude de menosprezo e intitulação para com o bode expiatório, e com a sua permissão tácita ou explícita, vão infligir-lhe mais abusos.

O bode expiatório previsivelmente reage com fúria e igual despeito. Quando seus filhos se tornam adultos, a narcisista se certifica em manter cada um à par dos feitos dos outros, compartilhando os mais suculentos mexericos e descréditos (como sempre, disfarçados sob a forma de “preocupação”) de uns sobre os outros, novamente, de uma forma que gere mais desprezo do que compaixão.

Por terem sido criados por uma narcisista, seus filhos estão predispostos a serem invejosos, e ela se aproveita totalmente disto quando tem a oportunidade.  Enquanto ela pode nunca elogiar você na sua presença, ela provavelmente vai falar sobre suas vitórias exatamente para aquele irmão que não está indo muito bem. Ela vai falar para você como ela foi generosa para com aquele irmão, deixando você se perguntar por que você foi deixado de fora, e sentindo uma raiva irracional do irmão favorecido, ao invés de sentir raiva da narcisista que te contou sobre o isso.

O resultado final  é uma família aonde quase toda a comunicação é triangular. A narcisista, a aranha no meio da teia familiar, monitora delicadamente todos os filhos para obter informações que ela pode usar para manter o seu incontestado controle sobre a família. Ela então passa essas informações para eles, criando ressentimentos que os impedem de se comunicar direta e livremente uns com os outros. O resultado disso é que a única comunicação entre os irmãos se dá através da narcisista, exatamente do jeito que ela quer que seja.

24- Como último recurso ela fica patética

Quando ela é confrontada com as consequências inevitáveis do seu próprio comportamento ruim, incluindo a raiva que você sente dela, ela vai se derreter numa poça de choroso desamparo. É tudo culpa dela. Ela não faz nada certo. Ela se sente tão mal. O que ela não faz é: se responsabilizar pela sua má conduta e reparar os seus erros. Ao invés disso, como sempre, tudo gira em torno dela e de seu desamparo. Sua auto- piedade chorosa despeja a responsabilidade pelas consequências dos atos dela E pela infelicidade dela sobre você. Como ocorre frequentemente com narcisistas, esse também é mais um comportamento manipulador. Se você falhar em desculpar o seu mau comportamento e em fazer com que ela se sinta melhor, VOCÊ é que é a má pessoa por ser fria, sem coração e insensível quando a sua pobre mãe se sente tão mal.

Por Chris
Tradução: Liege Copstein
Original: “Characteristics of the Narcissistc Mothers”
http://parrishmiller.com/narcissists.html