Mães narcisistas e triangulação

Em uma família onde a mãe é narcisista, a comunicação entre seus membros dificilmente ocorre de forma direta. A mãe narcisista faz todo o leva e traz, o disse me disse, e ninguém fala com ninguém diretamente.

A mãe narcisista é como uma aranha operando no centro da teia familiar. Ela faz a intermediação e envenena os relacionamentos entre os membros de sua própria família. Seu lema é “dividir para controlar”. De forma sutil e quase imperceptível, ela se utiliza de distorções e mentiras, e vai manipulando a todos com falsas informações, para satisfazer seus próprios interesses.

A triangulação envolve a criação de uma situação em que duas pessoas, por exemplo, dois irmãos, não se relacionam diretamente um com o outro, mas se relacionam principalmente através da mãe. Ela muito provavelmente já os distanciou, fazendo um deles de “filho de ouro” e o outro de “bode expiatório”.

Esta triangulação dá à mãe muito poder, e significa que ela controla todo o fluxo de informações, a interpretação da informação, e as nuances da mesma. Além disso, se ela é a única fonte de informação, isso a faz se sentir importante e também garante que ela receba muito “suprimento narcísico” porque todo mundo está se relacionando com ela, ao invés de uns com os outros, o que a deixaria de fora. Narcisistas não suportam se sentir “de fora” e precisam estar no centro, “participando” das relações.

Seja a combinação que for, mãe narcisista e marido contra filhos ou mãe narcisista e filhos contra marido, mãe narcisista e filha contra filho, a mãe narcisista se mantém no controle enquanto aquele que ousa ameaçar seus planos é excluído e/ou vilificado por ela. Ela vai dizer coisas como: “Ah, sua irmã estava perguntando como você está. Eu disse a ela que você estava bem, mas que o Joãozinho (seu filho) está tendo problemas na escola.” E você, bem treinada, pode dizer: “Isso é legal da parte dela, querer saber como eu estou – depois, diga a ela que eu perguntei por ela também.”

A narcisista também pode dizer para uma das filhas: “Sua irmã Sarah disse que você estava gorda”, quando na verdade não foi isso que a irmã disse (provavelmente, Sarah foi provocada pela pergunta “você não acha que a Miriam precisa emagrecer”? E apenas respondeu “é, pode ser”). Isto, obviamente, vai fazer você ficar chateada com Sarah, e vai colocar uma farpa entre vocês. Nesse meio tempo, sua mãe narcisista também pode estar dizendo a Sarah que você disse coisas desagradáveis que você nunca disse, ou distorcendo o que você disse (“Míriam disse que você é muito crítica”, sem avisar que essa foi sua resposta ao saber que sua irmã dissera que você estava gorda), para terminar o trabalho sujo de afastá-las mais ainda.

A mãe narcisista quer manter seus filhos desunidos, embora possa dizer o contrário. Há força nos números, e ela faz de tudo para que seus filhos não se comuniquem e troquem informações diretamente. Assim ela se assegura de que não vão descobrir suas mentiras, e pode continuar a manter a máscara de “boa mãe preocupada” enquanto destrói, afasta e prejudica o relacionamento de todos com suas manipulações.

Por: Silvia Rawicz – Psicóloga
www.superandoabuso.com